O ataque cardíaco (conhecido também como infarto) é a insuficiência de sangue oxigenado na área do coração devido a obstrução de alguma veia coronária. Por conta do sangue não conseguir fluir na região, o músculo entra em um processo de necrose, podendo ocasionar até a morte do paciente. A seguir veja mais sobre Infarto: Sintomas e Tratamento!
Infarto: Sintomas e Tratamento
O que é o Infarto (ataque Cardíaco) ?
Essa obstrução da veia coronária em si, geralmente ocorre pelo fato de que, um coágulo de sangue que se formou acima da placa de gordura que reveste a veia , levando à impossibilidade do sangue em fluir (isquemia) e ocasionar, consequentemente, a morte celular.
O infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco) pode ser fatal, por isso é necessário um tratamento adequado, para também evitar danos significativos no músculo cardíaco e isso é principalmente para que o paciente possa viver mais anos e ainda sentindo-se bem.
É extremamente importante chamar a emergência ou correr para o hospital nos primeiros sinais do problema, pois as doenças cardiovasculares são líderes em morte em todo o mundo, e é responsável por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre estas, o infarto é uma das principais causas.
Fatores de Risco
Alguns fatores de risco são:
- Idade: homens acima dos 45 anos e mulheres com 55 anos ou mais tem maior propensão ao infarto
- Tabagismo
- Hipertensão
- Colesterol elevado
- Diabetes
- Histórico familiar de infarto
- Sedentarismo
- Obesidade
- Estresse
- Alcoolismo
- Uso de drogas ilegais estimulantes, como a cocaína.
Sintomas
A dor do infarto pode ser típica ou atípica.
- A dor típica: tem como características ser no meio do peito, em aperto, espalhando para o braço esquerdo, acompanhada de sudorese, náusea e palidez cutânea.
- Dor atípica: podem ser mais difíceis de caracterizar. Em geral se diz que a dor do infarto pode se alojar em qualquer local entre o lábio inferior e a cicatriz umbilical.
As características do infarto nas mulheres são muito menos típicas, com queixas de queimação ou agulhadas no peito ou ainda falta de ar sem dor. Qualquer dor nessas regiões que continue por mais de 20 minutos deve ser investigada e considerada doença grave, especialmente se vier juntamente ou se você sentir os seguintes sintomas:
- Vômitos
- Suor frio
- Fraqueza Intensa
- Palpitações
- Falta de ar
- Sensação de ansiedade
- Fadiga
- Sonilência
- Desmaio, tontura ou vertigem.
Tratamento
O tratamento de infarto em um hospital, pode variar de acordo com cada situação . A pessoa poderá ser tratada com medicamentos e/ou ser submetido a um procedimento invasivo, dependendo da gravidade do seu estado e da quantidade de danos ao seu coração.
Além dos medicamentos, poderá passar por algum desses procedimentos:
- Angioplastia coronária com implante de stent
- Cirurgia de revascularização miocárdica.
Entre em contato com um corretor para saber mais sobre os planos de saúde em Indaiatuba!