A bronquiolite é na maioria das vezes, causada por uma infecção viral e ocorre, principalmente, em crianças menores de 2 anos, e aqui no Brasil há estudos que indicam mais de 150 mil casos por ano. Nesta página veja Tudo sobre a Bronquiolite!
Nesse post falaremos mais sobre essa doença, veja a seguir:
Tudo sobre a Bronquiolite
O que é essa doença?
Bronquiolite é uma infecção infantil comum, em que ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são passagens menores de ar presentes em nossos pulmões. Os bronquíolos são estruturas quase que microscópicas, com diâmetro menor que 1 mm. São através de canais tão pequenos que o ar precisa passar para chegar nos alvéolos. Então qualquer processo inflamatório que acometa os bronquíolos, pode causar inchaço na parede dos mesmos, fechando a passagem de ar e aumentando a produção de muco dentro das vias aéreas. A bronquiolite é então umainflamação dos bronquíolos, se traduz clinicamente por broncoespasmo (chiado no peito) e tosse com expectoração.
Causas
Quando causada por uma infecção viral, na maioria dos casos é por conta de um vírus chamado Vírus sincicial respiratório (VSR). Outros vírus também podem ser os responsáveis, como Rinovírus, Influenza, Parainfluenza e Adenovírus.
A bronquiolite ocorre quase sempre quando um vírus infecta os bronquíolos, que são as menores das vias aéreas, ramificadas a partir dos brônquios , os principais tubos de respiração dos pulmões. Bronquiolite pode também ser causada por infecção bacteriana, mas é raro. A infecção viral faz com que os bronquíolos inchem e fiquem inflamados. O muco fica acumulado nos bronquíolos, o que dificulta o fluxo do ar para dentro e para fora dos pulmões.
A maioria dos casos de bronquiolite são causadas pelo vírus sincicial respiratório (RSV, na sigla em inglês). Este é um vírus comum que costuma infectar crianças até os dois anos de idade, principalmente durante as estações frias do ano – com pico maior durante o inverno. Mas a bronquiolite também pode ser causada por outros vírus, incluindo aqueles que causam a gripe ou o resfriado comum.
A bronquiolite é uma doença contagiosa e ataca muito mais as crianças, e estas contrai o vírus causador, da mesma forma que contrairia o vírus do resfriado e da gripe, no ar, geralmente após uma pessoa doente tossir, espirrar ou falar. Também é possível contrair bronquiolite por meio de objetos compartilhados, tais como utensílios de cozinha, toalhas e brinquedos.
Sintomas
A intensidade dos sintomas típicos da bronquiolite costumam ser diferente de criança para criança. Algumas podem apresentar sintomas mais leves em comparação a outras.
A bronquiolite começa como uma leve infecção respiratória. Depois de dois a três dias, a criança desenvolve ainda mais problemas respiratórios, incluindo chiado no peito e tosse.
Outros sintomas mais comuns que podemos citar são:
- Cianose, caracterizada pela pele azulada devido à falta de oxigênio
- Dificuldade para respirar, incluindo chiado no peito e falta de ar
- Tosse
- Fadiga
- Febre
- Retrações intercostais, em que os músculos ao redor das costelas afundam à medida em que a criança tenta respirar
- Respiração rápida (taquipneia)
Tratamento
O médico indicará o melhor tratamento de acordo com o tipo de causador da bronquiolite.
Confira com um de nossos corretores como contratar um dos planos de saúde em Indaiatuba!